Descrição
Arch Linux é uma distribuição focada na otimização e simplicidade. Com todos os pacotes otimizados para i686 o tempo de resposta do sistema sem dúvida é o que impressiona. Uma distribuição rápida, estável, robusta e sempre atualizada. Sempre fui usuário de Slackware, e já havia testado umas 50 distribuições, das mais famosas até as mais experimentais, no entanto apenas uma me fez deixar o Slackware e esta se chama Arch Linux. O que eu precisava era de uma distribuição com a filosofia do slackware em manter a simplicidade e ao mesmo tempo que me oferecesse uma forma prática e fácil de instalar pacotes resolvendo suas dependências, e esses pacotes é claro, tinham de ser os mais atuais. E não é que o Arch tinha essa ferramenta? Ela é uma de suas principais características, chama-se pacman, e além dela facilitar a instalação, atualização e resolução de dependências em pacotes, ela também traz ferramentas para facilitar a criação de pacotes (para uma ou outra ocasião de precisar compilar um pacote específico ou que precisa de algum patch). Costumo usar Linux para tarefas de desktop como navegar, escrever textos, ouvir música, gravar cds, jogar, programar, e eventualmente utilizo alguns serviços de ftp, ssh e http rodando em minha máquina, e até agora o Arch tem suprido minhas necessidades e se mostrado confiável. Seu Kernel é o 2.6.21.1.
ScreenShots
Dados do Programa
Função: S.O.
Sistema Operacional: Linux
Idioma(s): Inglês, Português, etc
Site Oficial: http://archlinux.org/
Dados do Arquivo
Quantidade de Mídias: 1
Tamanho: 550Mb
Tipo de Compartilhamento: http
Configuração Mínima
Pentium II ou superior
16Mb RAM
1Gb de espaço no HD
O computador DEVE ser i686 (PPro, Pentium 2 ou superior, Athlon/Duron, etc. Note que AMD K6, Transmeta Crusoe, CyrixIII, e VIA-C3 NÃO são suportados.)
CPUs de 64bits são suportados.
Outras Informações
Indicado para usuários com conhecimentos médios em Linux (ou que desejam se aprofundar no sistema).
Depois de configurado, o boot é um canhão, muito rápido mesmo. Se você está acostumado com Ubuntu, por exemplo, vai se assustar com a quantidade de serviços desnecessários que ele carrega. O carregamento dos softwares é igualmente rápido.
Existe também uma opção de instalar apenas o kernel e pegar o resto por FTP, sob demanda. Esta modalidade pode ser feita com apenas alguns diquetes, excelente para instalar em PCs antigos em uma rede.
Tutorial para instalação e configuração: http://homepages.dcc.ufmg.br/~soriano/arch...nux.html#whatis
Download
X86_64:Versão Completa - 64bits
Um comentário:
Valeu pelo depoimento! Estou atrás de uma distribuição enxuta e estável. Vou testar o Arch. vlw
Postar um comentário