Google
 

A melhor radio online do momento....

Translate website

Inglês Alemão Espanhol Japones Chines Arabe

quinta-feira, 5 de julho de 2007

aMSN 0.97 RC1

Clone do MSN Messenger para Linux com suporte para diversas línguas (inclusive português brasileiro), transferência de arquivos, emoticons, notificação de e-mail, processamento de url, eventos sonoros, múltiplos usuários, etc. Possui interface bastante semelhante ao MSN Messenger.


quarta-feira, 4 de julho de 2007

Os planos de desenvolvimento para o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon

Os planos de desenvolvimento para o Ubuntu 7.10 Gutsy Gibbon, cujo lançamento deve ocorrer na segunda metade de outubro, foram divulgados ao público. Estão programados o Linux 2.6.22, GNOME 2.20 e Xorg 7.3. O Kubuntu virá com o KDE 3.5.7.



O Ubuntu 7.10 também será o primeiro a trazer consigo uma versão para aplicações móveis e embarcadas, como a exibida acima em um Sony Ericsson P990i, em um vídeo com autenticidade não confirmada.

Saiba mais (arstechnica.com).

Fonte: http://br-linux.org/

Windows não é a base preferida para desenvolvedores dos Estados Unidos

"Pesquisa aponta que, nos Estados Unidos, desenvolvedores estão focando suas aplicações em Linux e nas suas distribuições, sistema operacional da Microsoft deixou de ser a base preferida."

Trecho retirado do site:
http://br-linux.org

“Atribuímos o declínio ao aumento de desenvolvedores focando suas aplicações em Linux e nas suas distribuições. Tanto Novell quanto a Red Hat são duas das mais dominantes hoje”, disse John Andrews, CEO da Evans Data. De acordo com o executivo, a chegada do Windows Vista só vai tornar as coisas piores. “Vejo o Vista como um dos responsáveis por parte da queda”, diz Andrews. A expectativa do instituto é que, no próximo ano, o Windows perca mais dois pontos percentuais.

O foco em Linux pelos desenvolvedores aumentou para 11,8% em 2007, salto perante os 8,8 do ano anterior. De acordo com Andrews, esse valor vai ficar em 16% em 2008.

Andrews afirma que a situação é resultado da batalha do Windows contra o código aberto, na medida em que as soluções de código aberto estão amadurecendo. Mas o Windows continua na liderança. “Não há dúvida, eles ainda dominam”, termina Andrews.

terça-feira, 3 de julho de 2007

"Empresas são tolas em não usar software livre"

A frase é de Richard Stallmam, um dos gurus do software livre, durante o lançamento da terceira versão da licença GPL. Ele fala das vantagens em adotar programas abertos.

As empresas que não adotam softwares livres possuem limites de inovação e enfraquecem a segurança das operações de TI, declarou o líder da Free Software Foundation (FSF), Richard Stallman, no lançamento da GPLv3, a terceira versão da General Public License (GPL), em Boston.

Fonte: IDGNOW

Fazendo uma conexão bridge no VirtualBox

Nas minhas pesquisas pela NET achei esse artigo. Clique em "CONTINUA" para ler o artigo completo artigo.

“Depois de termos baixado, instalado e criado uma máquina virtual usando o VirtualBox, chegou a hora de criarmos uma conexão do tipo bridge, que nos possibilitará trocar informações com nossa máquina virtual, melhor, vai nos ajudar a usar melhor os serviços que estão instalados na VM e estávamos impossibilitados de usar.” Continua.....

Artigo criado por: José Roberto

Fonte: www.vivaolinux.com.br

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Linus Torvalds inicia esforço para linux ecológico

Projeto conduzido por Linus Torvalds procura aumentar a eficiência no consumo de energia das distribuições Linux. O projeto reúne esforços de vários programadores para diminuir o consumo de energia nos desktops, notebooks e servidores que utilizam Linux.

Segundo os organizadores do projeto, algumas alterações já foram implementadas no kernel 2.6.21 do Linux para tornar o seu consumo mais eficiente. O Fedora 7, da Red Hat, já contém estes códigos.

As empresas alemãs preferem o software livre

59% dos trabalhadores alemães asseguram ter utilizado software livre no trabalho. É um dado de uma pesquisa realizada entre 600 empresas alemãs que também se realizou entre empresas da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos e do Canadá.

Dos três países incluídos à pesquisa, Alemanha é o que apresenta uma maior utilização de aplicações de código livre entre as organizações empresariais.


fonte: www.softwarelivre.org

Novo wiki (em português) referente ao Slackware

“O Slackware Team, juntamente com toda a comunidade Linux, vem publicar o novo wiki (em português) referente ao Slackware. A idéia é centralizar todas as notícias, novidades, pequenas dicas, desenvolvimento, etc. referente ao Slackware! Por enquanto temos poucas dicas, como por exemplo, As novidades do Slackware e Como utilizar o HAL no -current, mas em breve esperamos ter uma boa base referente ao Slackware. Saiba mais em http://wiki.slackwarezine.com.br ”

referência (wiki.slackwarezine.com.br).

Software Livre novo GPLv3

Depois que diversos anos do debate e mais de 18 meses de comentários e de revisões às vezes passionate do público, a licença a mais atrasada do software da versão 3 da licença do general público do GNU (GPLv3) será liberada oficialmente sexta-feira pela fundação livre do software (FSF).

Agora a pergunta transforma-se como GPLv3 será visto e aceitado no software livre e para abrir comunidades do desenvolvimento da fonte -- e se os colaboradores a adotarão em seus trabalhos para substituir a versão mais velha 2 do GPL. GPLv2 foi liberado em 1991 em que a fonte aberta e os mundos livres do desenvolvimento do software eram lugares muito diferentes.

fonte: http://www.linuxworld.com.au/

domingo, 1 de julho de 2007

Microsoft comprou por US$ 6 Bilhões empresa que usa Software Livre

O anúncio neste mês de que a Microsoft estava adquirindo a empresa deserviços de marketing digital aQuantive revelou pouco de como ascompanhias irão integrar suas tecnologias.

Entretanto informação interna indica que o negócio pode ser o maior comprometimento da Microsoft com software livre até então, visto que o trabalho de integração irá sem dúvida envolver muito software livre usado pela aQuantive.

Informações encontradas no site da Atlas (empresa filha da aQuantive) indica que a empresa usa extensivamente softwares livres, tais como Linux, Apache, MySQL e Solaris.

Fonte: http://www.linuxworld.com.au

Propaganda negativa: vândalos apagam dados de PCs na USP a pretexto de instalar Linux

Para que fazer isso? Isso não e coisa de um usuário de Linux. O linux não necessita disso para cresce e ganha espaço nas Universidades Federais.

“Universidade acusa estudantes que ocuparam reitoria da USP de formatar 46 PCs e instalar Linux. Ao falar na rádio Eldorado, a reitora da USP, Suely Vilela, afirmou que os dados perdidos com a formatação dos computadores vão constar na lista de prejuízos causados pela ocupação do prédio da reitoria da USP, que durou 50 dias. Os computadores do prédio usavam Windows XP e Microsoft Office. Formatados, os PCs receberam distribuição Linux. Segundo Suely, numa primeira etapa, os funcionários da reitoria identificaram danos materiais ao escritório do prédio. Agora, vão avaliar os danos não materiais, como planilhas e dados gravados nos PCs que foram formatados.”

Referência (info.abril.com.br).

Visitas desde 09/07/2007 The Ubuntu Counter Project - user number # 16068

NOSSA SALA DE BATE-PAPO